CESTA DE COMPRAS ( 0 )
 


Home > Participação nas Jornadas de Cuidados Continuados Integrados 2016

Participação nas Jornadas de Cuidados Continuados Integrados 2016


 

O presente trabalho surge no âmbito da participação da UCCI de Canha nas Jornadas de Cuidados Continuados Integrados subordinado ao tema “O Nosso Olhar”.

No desenvolvimento do póster, optámos por vários elementos gráficos que representam a mensagem que pretendemos comunicar. Desde modo foi seleccionado um conjunto de letras geométricas para o título para simbolizar a nossa mensagem:

Abordamos o tema tendo como objetivo representar o “olhar” da equipa da UCCI de Canha desde o início até aos dias de hoje.

Com apenas 17 meses de funcionamento a UCCI de Canha é uma Unidade recente. Desde a sua génese, assenta no desafio de uma abordagem integrada, multidisciplinar, interdisciplinar e de humanização dos cuidados. Abordagem que decorre do trabalho e dedicação do corpo de profissionais, maioritariamente jovens, que desenvolvem o seu trabalho com profissionalismo e dedicação ao Utente.

O - perceção de sentimentos e emoções

L – learning: aprendizagem no caminho

H – escada: evolução

A – início, meio e fim – continuidade; união e multidisciplinariedade

R – trilho desafiante

A evolução do “olhar” da nossa equipa, sempre focada no Utente, está representada por uma escadaria, onde cada degrau é preenchido com palavras que traduzem os sentimentos e perceções vividos a cada momento.

No início, a equipa inexperiente deparou-se com grande nervosismo, muitas incertezas e ao mesmo tempo uma grande expetativa para ultrapassar os obstáculos que foram surgindo no decorrer deste grande desafio, por muitos desconhecido.

Passo a passo, planeando, mantivemos sempre a esperança de alcançar todos os objetivos propostos, sempre com responsabilidade, empenho, dedicação e motivação.

Nesta aprendizagem diária investimos no trabalho em equipa, na entreajuda como ferramentas para acolher, cuidar, respeitar a dimensão humana e acompanhar o Utente, razão da existência da nossa Unidade.

A nossa intervenção foca-se na reabilitação, superação, autonomia e reintegração do Utente, consciente da necessidade constante de aprendizagem e na procura da sua dimensão multidisciplinar. Identificamos oportunidades de melhoria, na continuidade de cuidados, caminhando no trilho da qualidade em prol do Utente.